Esse tubérculo, historicamente, uma das culturas culinárias mais importantes do mundo e base de alimentação de muitos povos e gerações. Angola faz parte de produtores e consumidor desse tubérculo, que se caracteriza, principalmente, como uma das mais importantes fontes de carboidratos para a nossa vida. Extremamente versátil, ela pode ser consumida nas mais variadas formas e composições: frita, cozida, assada e até mesmo industrializada, para produção de fécula e chips.
Uma ótima notícia é que a batata não engorda. O que engorda é o óleo ou os alimentos que a acompanham. Muito utilizada na culinária junto às saladas ou como acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita, o tipo de cozimento que melhor conserva os seus nutrientes é através do vapor e com a sua casca preservada.
Altamente saborosa, a batata possui um verdadeiro arsenal de nutrientes para o nosso organismo. Com pouca quantidade de gordura, na forma natural, ela, em 100 gramas, possui, em média, 65 calorias. Além disso, ela contém vitaminas do complexo B e C, fora importantes sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. A batata também é uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose.
A batata também é rica em vitamina K, nutriente que torna a artéria mais elástica e, portanto, auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras. Outra curiosidade dos benefícios desse alimento para nossa saúde é o suco de seu caldo, que ajuda a aliviar dores no estômago.
Em relação a quesitos estéticos, o consumo da batata também é um grande aliado à beleza. Em sua forma crua, o alimento é eficaz para a saúde da pele, tanto que existem diversos produtos à base de suas composições para curar ou remover marcas de acne no rosto. O puré de batata, combinado ao mel, também serve para deixar a pele macia, suave, brilhante.